Casamento na praia: um guia para iniciantes

Casamento na praia: um guia para iniciantes

Casar na praia é um sonho cada vez mais comum entre os noivos. Só de ter a sensação de ter um casamento alternativo, com opção de pôr os pés na areia e curtir o dia mais importante da sua vida em um paraíso, é bom demais não é? Se você está procurando inspirações para casamento na praia, assim como eu, acho que esse post pode te ajudar!

Nos últimos dias, tenho pesquisado muito sobre casamentos e tenho feito muitos contatos com wedding planners, coletando muitas dicas para colocar aqui no blog, no especial de casamento #AmandicasVaiCasar.

Escolhendo a data

Escolher a data é o primeiro passo e sem dúvidas, um dos mais importantes! Você precisa levar em consideração alguns pontos como a disponibilidade dos seus convidados, fornecedores, a estação do ano e principalmente o histórico de previsão de tempo da data escolhida.

Recomenda-se, por exemplo, não casar-se perto de feriados ou de festas importantes em que as pessoas costumam viajar, como Natal e Réveillon, carnaval, etc.

Save-the-date-na-praia-amandicas

Convidados

Agora que você já sabe a data do casamento, é hora de preparar o save the date! Normalmente envia-se o save the date, anunciando a data do casório com bastante antecedência, recomenda-se de seis meses a um ano, em alguns casos até mais, no caso de ser casamento em outro país.

Esse anúncio serve para os convidados se organizarem com transporte, hospedagem, alimentação e outros serviços importantes como aluguel de trajes e serviços estéticos, tais como salão de beleza e barbearia.

Ao contrário do que muitos imaginam, não é obrigação dos noivos pagar pela hospedagem de todos, mas é justo indicar hotéis próximos com transporte para o local da festa e até negociar tarifas especiais para os convidados.

Ah! Caso tenha um site de casamento ou até mesmo no próprio convite, indiquem qual o traje que deve ser usado. Assim todos ficarão harmoniosos com o tema do seu casamento.

onde-casar-casamento-na-praia-amandicas

Onde vou casar?

Lugar para casar na praia é o que não falta. O Brasil é um país muito rico em belezas praianas e por isso, oferece muitas opções, que vai desde o sul do até a pontinha do nordeste. A Bahia é um dos destinos mais procurados, principalmente por oferecer uma das paisagens mais belas para celebrar esse momento.

casamento-na-praia-amandicas-onde-casar

Na hora de escolher o local ideal para dizer “sim”, vamos a alguns cuidados básicos, como a facilidade em chegar ao local, isso serve tanto para os convidados, quanto para os fornecedores que, se tiverem um pouco de trabalho a mais, sem dúvidas irão cobrar por isso.

Como estará o clima?

Escolher bem a data do casório também reflete na estação do ano e isso envolve o clima, certo? Como no litoral as chuvas são mais constantes e também, é muito famosos por ter um clima imprevisível, com chuvas inesperadas ao final da tarde, vale a pena investir em toldos transparentes para salvar o grande dia, caso algumas nuvens escuras apareçam.

Qual é o melhor horário?

Os grandes cerimonialistas recomendam que os casamentos na praia sejam diurnos, ou seja, pela manhã ou tarde, por favorecerem a beleza natural do local e por proporcionarem fotos mais vivas e bonitas. As noivas que desejarem um casamento pela tarde, para pegar o pôr do sol deve ficar atenta a posição do sol, se estará de frente para seus convidados, o que dificulta que enxerguem bem por conta dos raios solares fortes ou se ficará de fundo permitindo que o altar esteja bem iluminado.

Antes de combinar o horário do casório com o cerimonialista, procure se informar sobre o horário exato do pôr do sol do mês escolhido, além de não perder o time da cerimônia, seu fotógrafo vai registrar momentos incríveis do pôr-do-sol,  momento mais escolhido por noivos em casamentos na praia.

Além disso, recomenda-se que a festa comece ao anoitecer, principalmente por favorecer a iluminação da pista de dança!

Quem celebrará a cerimônia?

O que será dito fica por sua conta. Tem muitas noivinhas que ficam na dúvida, por que, ao contrário do casamento na igreja, as noivas convidam um cerimonialista ou juiz de bem, já que convencer um padre a celebrar uma missa fora de sua igreja é muito difícil.

casamento-na-praia-cerimonialista-amandicas-amandalopes

As noivas que optam pelo casamento na praia, normalmente casam no civil e deixam apenas uma breve missa para o dia da festa para simbolizar a união. Sendo assim, recomenda-se o juiz de bem ou cerimonialista. Vale consultar os valores de ambos e verificarem a disponibilidade, claro!

Como decorar meu casamento na praia?

A decoração mais especial que você pode usar em um casamento na praia é a própria paisagem! Flores, galhos, um pequeno altar feito de madeira ou bambu e o mar ao fundo como personagem principal já tornaram este momento lindo e inesquecível.

Saiba escolher bem as flores, tanto a cor, quanto a sua resistência ao calor. Tecidos brancos também ficam excelentes contrastando com o azul do mar. Para combinar ainda mais com o clima rústico, a estrutura do casamento deve ser de madeira, juta, bambu ou outro material natural. Isso fará toda a diferença!

Casar no final do dia também tem um detalhe muito importante: a iluminação. Para deixar a decoração ainda mais bonita, vale apostar em uma boa iluminação cênica, com cores quentes e em lugares estratégicos, use lamparinas e velas.

E o buffet e bebidas?

Escolher o buffet e o cardápio de bebidas também é desafiador quando o evento é na praia. Para sair da mesmice, alguns casais apostam em um cardápio mais leve, criativo, com cores e aromas variados, o mesmo serve para os drinks que pela escolha dos casais, quase sempre são personalizados, preparados por baristas profissionais, como no casamento da Preta Gil e Rodrigo Godoy, que apostaram em drinks que continham whey protein, visto que o maridão da cantora é personal.

No caso de casamento na praia, a dica é apostar em drinks mais leves e que tenham a estética tropical, em cores, sabores e até mesmo algo decorativo. Afinal, o seu casamento na praia merece lembrado pelos mínimos detalhes, não acha?

drinks-casamento-na-praia-amandicas-amandalopes (1)

O mesmo vale para o buffet, como o casamento é na praia, o buffet vai oferecer um cardápio mais leve, e tropical, obviamente preparado com frutas, frutos do mar e caldos. As pequenas porções, conhecidas como finger foods combinam perfeitamente com a ocasião. Aposte em aperitivos leves, como saladinhas, quiches e carnes leves.

buffet-casamento-na-praia-amandicas

Super dica!

Escolha as opções mais saborosas e nunca esqueça de oferecer opções alternativas caso algum convidado tenha alergia a pratos preparados com frutos do mar.

Lembre-se de escolher peixes sem espinhas, como tilápia, salmão e inclua frutos mais sofisticados como a lagosta, camarão, polvo, caviar, ostras e lambretas. É muito mais do que importante certificar-se de que o chef sabe preparar esses alimentos, visto que alguns, como a ostra e o salmão, precisam de cuidados especiais antes de seu consumo.

Renata-e-Felipe-14082-min

Tá na hora da festa!

Normalmente o próprio DJ faz uma entrevista com o casal antes de elaborar a playlist da festa, mas você pode pedir que algumas músicas específicas toquem também. É bacana conhecer bastante o trabalho do profissional que deseja contratar, conhecendo seu portfólio e até procurando a opinião de quem já o contratou.

Como o dj cobra por hora, combine com ele de começar a festa a partir do final da cerimônia e colocar, no mínimo, mais 6h à frente. Pronto, a sua festa estará garantida!

festa-casamento-casamentonapraia-amandicas

Essas foram as minhas dicas para iniciantes quando o assunto é casamento na praia. Eu estou completamente encantada com esse estilo e em breve teremos um post com mais detalhes sobre casamento na praia.

Beijos!<3