Casamento: 5 dicas para começar a organizar o seu

Casamento: 5 dicas para começar a organizar o seu

Fui pedida em casamento e disse sim! Pronto, bastou isso para ter milhares de coisas borbulhando na minha cabeça. Caramba vou casar! CA-SAR! Difícil entender o peso desse verbo, principalmente quando somos bem novos. Não sabemos o que é isso, mas só de pensar que estaremos ao lado de uma pessoa legal, que nos respeita e nos ama incondicionalmente já é o suficiente, né? E, é claro, que esse sentimento recíproco, sempre!

E agora, qual é o primeiro passo depois do “sim”? Como organizar um casamento? Procurei em milhares de sites, pesquisei livros sobre casamento e encontrei milhares de dicas incríveis para compartilhar aqui no Amandicas, na série #AmandicasVaiCasar, para todas as noivinhas ansiosas, assim como eu. Saiba quais são os primeiros passos para organizar um casamento e tente fazer isso o quanto antes por que são muitas decisões até o grande dia!

1 – Converse com seu noivo

Nada melhor do que conversar com seu noivo e alinhar as suas expectativas com relação ao casamento para preparar a cerimônia dos sonhos! Pra isso, eu combinei com o meu noivo de sairmos para jantar e decidir os primeiros passos sobre o nosso casamento.

A primeira coisa que decidimos foi o orçamento. Definir o quanto gastar no casamento é na verdade a primeira tarefa dos noivos, pois é a partir disso que vocês conseguirão decidir todo o resto. No nosso caso, por exemplo, optamos por um casamento mais enxuto, sem exageros. 😉

Dica!

Priorize o que é realmente importante para vocês e lembre-se que um casamento enxuto não significa que ele será feio, apenas mais econômico, com recursos bem aproveitados e sem badulaques desnecessários. O casamento não é uma festa para a família e sim para vocês.

2 – Converse com sua família

É importante fazer com que ambas as famílias participem desse momento tanto pelo apoio emocional, quanto pela contribuição financeira se eles se disponibilizarem a colaborar com alguma quantia. Deixe claro que toda sugestão será bem-vinda, mas que as decisões sobre os detalhes do casório será dos noivos. Outra coisa muito importante é que nenhum dos dois devem abrir mão dos sonhos, mas se houver algum conflito conversem até acharem a melhor opção. O diálogo e a paciência serão ótimos aliados!

3 – Escolha um estilo de casamento

Escolher o estilo do casamento e algo bastante delicado, pois envolve a personalidade de duas pessoas. Para que tudo fique realmente perfeito é necessário escolher o tema com a personalidade dos dois e não somente da noiva ou do noivo. Percebi que essa combinação deve ser feita desde o início dos preparativos para não haver desavenças.

Há muitas opções na hora de escolher o estilo do casamento, os estilos mais requisitados são o estilo clássico, rústico e o romântico. Converse com seu noivo para decidirem se vão casar apenas no civil, ou se vão casar no apenas no religioso ou com outro tipo de celebração, se terá festa e em que dimensão vocês pretendem celebrar o momento. Além disso tem as cores, temas e outros gostos, que deixarão a cerimônia com a personalidade de vocês. Anote tudo por que essas informações servirão como um guia para escolher os próximos detalhes do seu casamento! 😉

4 – Busque por ajuda

Organizar um casamento não é nada fácil, ainda mais pela importância do evento. Existem algumas opções como recorrer a própria mãe, amigas, tias, escolher logo as madrinhas e também conhecer o trabalho de uma assessoria de casamentos. Conheça as opções e escolha a que melhor se encaixar em sua disponibilidade de tempo e dinheiro.

Assessoria de casamento

A assessoria de casamentos é indispensável para os noivinhos que tem uma agenda lotada, sem tempo ou habilidade para organizar um casamento. O assessor vai orientar os noivos em quase todas as etapas de acordo com o orçamento disponível e expectativas para o grande dia.

O ideal é ter a assessoria desde o começo para que esse profissional ajude em todos os passos. Para inciar um trabalho com um assessor, é necessário definir alguns itens importantes como a data do casamento, orçamento e agendar algumas reuniões com a empresa que prestará a assessoria.

Vale a pena? Na minha opinião vale, e muito! A assessoria ficará responsável por cobrar aos fornecedores datas e prazos,  acompanha a noiva em provas de vestido, buffet, bebidas, etc, além de selecionar bons fornecedores e, se houver atrasos na entrega, ele cobra e fica em cima, garantindo que o casamento seja perfeito, sem estresses e sem lágrimas! Isso é muuuuito importante, né?

No grande dia, o assessor também participará para garantir que tudo ocorra dentro do planejado. Não é um sonho? Tá, agora vamos à realidade. Quanto custa uma assessoria de casamento? O investimento pode ir de R$1.500 a R$15.000, dependendo do porte do evento. Muitos casais param nesse tópico e se arrependem em muitos casos. Pense bem antes de assumir a organização do seu casamento ou de jogar a responsabilidade no colo de suas madrinhas. Se achar caro, tente negociar!

Mãe, tias e amigas

Vai fazer um casamento mais simples ou quer economizar? Convide sua mãe, tias e amigas para te ajudar a preparar uma cerimônia incrível. Além de ser divertido, suas amigas sabem exatamente o que você gosta e vão te acompanhar em todos os detalhes para que o dia seja mais do que especial para você e seu noivinho. A ideia é maravilhosa, mas por onde começar? A dica é utilizar algumas ferramentas para que as tarefas fiquem bem organizadas e tentar agendar algumas reuniões para acompanhar a evolução das demandas.

Ah, sem estresse ok? Nada de vestir a roupa do Hitler na hora de revisar as tarefas. Digo isso por que as noivas ficam completamente loucas com a ideia de que precisam preparar o seu próprio casamento.

5 – Organize-se!

Antes de começar a colocar a mão na massa, você mesma precisa colocar sua rotina em dia. Exitem muitas formas de organizar as tarefas, mas as que eu mais gosto e já experimentei são as que eu tenho acesso a qualquer hora do dia. Quem é noiva sabe o tanto de decisões que precisam ser tomadas ao longo dos dias e ter um lugar para centralizar todas as informações do casório é muito melhor para não perder nenhum detalhe!

Agenda

Pode ser física ou digital! O importante é anotar todos os compromissos para não perder nenhuma reunião. Se optar por uma agenda física, certifique-se de que ela será grande e que você deve carregá-la para todo lado que for até o dia do seu casamento.

Se a sua escolha for uma agenda digital, o Google Agenda pode ser uma excelente opção. Além de poder criar uma agenda exclusiva para seu casamento, você também poderá convidar as pessoas para compromissos e elas serão notificadas por e-mail, pop-up e sms. Já falei que é grátis e que você também pode usá-la em seu smartphone?

Aplicativos de casamento

Diferente da agenda, o planner traz muitas informações mais detalhadas e te ajudará a organizar melhor as tarefas do casamento, já que se trata exclusivamente de um planejador de casamentos. O investimento pode ser um pouco mais alto no caso dos planners físicos, mas existem alguns sites que suprem suas necessidades, além de ter aplicativos para levar o seu planejador de casamentos para onde for. Os que eu mais gosto são:

Google Drive

Planilhas, planilhas e planilhas! Sim, elas são excelentes aliadas quando a noivinha não tem tempo, mas precisa organizar alguns detalhes com quem estiver ajudando nos preparativos, já que há a possibilidade de compartilhar o arquivo e todos poderão trabalhar de forma simultânea.

Espero ter te ajudado! Se você acha que faltou algum detalhe, deixa aqui nos comentários para ajudar outras noivinhas e me ajudar também! haha

Ah! E se você gostou do post e quer mais dicas sobre casamento, não deixe de acompanhar outros conteúdos na minha série #AmandicasVaiCasar aqui no blog e em breve no Youtube também.

Beijos!! <3