Home Office: dicas para quem trabalha em casa

Home Office: dicas para quem trabalha em casa

Quando voltei de Belo Horizonte, passei a trabalhar em casa. Isso me proporcionou experiências incríveis, mas a primeira coisa que percebi foi que eu era muito desorganizada e não sabia controlar o meu tempo. Confesso que levei um certo tempo para me adaptar e até contei com alguns recursos que vou compartilhar aqui no post. Continue lendo! 🙂

Como é trabalhar em casa?

Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar em casa é bem “puxado” também. Para otimizar o meu dia, eu faço tudo o que faria se estivesse trabalhando em um escritório: logo quando acordo, tomo meu banho frio (para acordar logo), tomo meu café da manhã e sento em meu home office para trabalhar.

Ter uma rotina é fundamental, do contrário você dificilmente terá a produtividade que espera levantando da cama e indo direto para o computador. Já fiz isso e não funcionou para mim. Era muito sono para uma pessoa só e eu não conseguia desenvolver as tarefas que reservei para o dia.

Ferramentas para organizar a rotina de trabalho

Selecionei também algumas ferramentas que uso e que funcionam muito bem para o meu tipo de trabalho. Conheça os meus softwares e apps favoritos logo abaixo!

Trello

Essa ferramenta eu uso em todos os projetos e clientes que atendo. É um facilitador para quem trabalha com muitas demandas, ou quem prefere organiza-las melhor. Fazendo alguns testes, encontrei uma forma bem interessante de trabalhar com esse tipo de ferramenta: como ele propõe criar listas e cartões, eu uso as listas como backlog, to do, doing e done. Assim, posso ter uma visão do que preciso fazer, do que já estou fazendo e do que já foi feito. Gosto de usar as etiquetas como categorias, por exemplo: blog, redes sociais, anúncios, etc. Quando existe mais de uma pessoa trabalhando no projeto, é possível adicioná-la no painel e gerenciar as permissões desse usuário.

Saiba mais sobre o Trello.

Meu Controle de Ponto

Esse app também é um recurso muito útil para controlar a jornada de trabalho. Ele faz o controle de ponto, como o próprio nome já diz. Você registra a hora de início do trabalho, também pode registrar pausas e o final do expediente. Muito interessante para profissionais que trabalham em remoto.

Desktime

Esse app é muito usado para fazer o controle de apps e sites que o worker usa durante a jornada de trabalho. Ideal para verificar o nível de produtividade, uma vez que controla o uso de apps que não são necessários para a rotina de trabalho. Sabe aquela navegada no Facebook fora de hora? O Desktime vai denunciar até os segundos que você perdeu olhando o perfil alheio!

Google Drive

Imagine poder guardar arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer dispositivo? Sim, essa é a proposta do Google Drive. Esse recurso disponibiliza um programa para sistemas Mac e Windows, onde os arquivos podem ser manipulados e suas alterações são sincronizadas de forma automática com a nuvem. Usuários do Gmail (provedor de e-mail da Google) podem desfrutar desse recurso gratuitamente, pagando por espaço extra, caso precise.

Google Agenda

Vamos combinar, já estamos na era digital e levar nossos compromissos em um app que pode ser atualizado em tempo real e notificar os convidados para sua reunião sobre alterações  de data e hora é muuuuito mais interessante do que carregar uma agenda de papel embaixo do braço, não é? Imagine então se você tivesse que remarcar esse compromisso para 2h depois? Teria que riscar, fazer anotações, além de ter um bom nível de organização no sangue para administrar esse tipo de antiguidade.

Haha, brincadeira! Ainda amo as agendas de papel! <3

Slack

Pense em um recurso para conversar com seus colegas de trabalho, organizar reuniões e discutir assuntos de um projeto interessante. Que tipo de ferramenta vem à sua cabeça? Na minha certamente vem o Slack! Para quem não conhece, o Slack é um software de comunicação de equipes, ideal para centralizar a comunicação da empresa. Ele possibilita conversar com todos de uma só vez ou conversar (contar aquele bapho) de forma privada, integrar com outros serviços externos, além de outros detalhes que fazem o app ser simplesmente incrível.

A comunicação fica super dinâmica já que o software também permite que você inclua gifs e emoticons, enviar fotos e vídeos. Ainda tem dúvidas? Honey, Slack é vida, Slack é amor! <3

Skype

Duvido que você não conheça esse, o Skype é uma excelente ferramenta, principalmente para fazer ligações e videoconferência, fazer uma apresentação, já que também há a possibilidade de compartilhar a tela com um ou mais usuários. Além disso, ele também dispõe de um chat, onde é possível trocar mensagens de texto, imagens, vídeos, emoticons, gifs, etc.

Uso quase todos os dias para fazer reuniões de trabalho e não sei o que seria do meu trabalho sem essa ferramenta! Obrigada por existir Skype! <3

Enfim, essas foram as minhas ferramentas preferidas e que fazem toda a diferença no meu dia a dia. Espero que tenha gostado e se você usa uma ferramenta que eu não tenha colocado aqui, compartilha conosco nos comentários!

Abraço e até a próxima! 😉