Escolhas: a vida é feita de escolhas e mudar faz muito bem

Escolhas: a vida é feita de escolhas e mudar faz muito bem

Há muito tempo venho buscando energias para começar algo novo. Seja uma viagem sozinha, um novo projeto pessoal ou qualquer outra coisa que me inspire. Percebi que precisava fazer algumas escolhas que me ajudassem a me encontrar novamente. Não sei se isso já aconteceu com você, mas eu sinto falta de quem eu era antes. Isso não é crise existencial! Eu só sinto saudades do que eu já vivi em uma certa fase da minha vida e claro, das pessoas maravilhosas que estavam ao meu redor.

De uns dias para cá eu comecei a ler meu horóscopo, parece piegas né? Não tenho nada contra o que a astrologia prevê sobre meu futuro. Nessa altura do campeonato, eu só queria mais uma coisa pra me ajudar a seguir em frente. A forma com que eu passei a acreditar nas previsões diárias do meu signo foi quase religiosa. E me ajudou muito, acredite!

Nunca fui de ter uma conduta certinha de ir à igreja ou frequentar alguma religião. Isso foi parte da minha criação e eu até sou grata por não ter sofrido algum tipo de influência. Porém, sobre ter que tomar as rédeas da vida, digo com todas as letras que por mais fundo que qualquer bad seja, é preciso ter em mente sempre que você precisa chegar a superfície e tentar novamente. Tentar algo que realmente seja de valor para sua vida. Reconhecer os erros, pensar não só em si e também em como suas ações podem afetar as pessoas que estão à sua volta.

Eu tinha percebido que certas escolhas são fundamentais para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Que deixar as coisas melhorarem não era a melhor opção. Dessa forma eu só deixaria a vida passar por mim sem que pudesse aproveitar grandes momentos dela.

Então, enfim, escolhi mudar. Escolhi estudar mais, trabalhar mais, me dedicar mais, priorizar o que é importante para mim e o que vai me ajudar a conquistar algo. A vida é feita de escolhas e cada uma delas tem uma consequência. Qual é a sua escolha?

Para te ajudar a dar o primeiro passo, tomei a liberdade de reservar algumas dicas para você fazer boas escolhas em sua vida. Continue lendo!

5 dicas simples para fazer boas escolhas

1. Pense no que é mais importante para você

É verdade que somos expostos a diversas situações em nosso cotidiano: comer ou não aquele doce? Mudar de emprego por questões financeiras ou seguir os seus sonhos? Sair com os amigos ou com a família? É importante em qualquer tipo de relação que você consiga dar peso às suas relações. Reflita sobre o que você não consegue viver sem e entregue o melhor de si por isso.

2. Não tenha medo de perdoar (ou de pedir perdão)

Perdoar é um ato de coragem e pedir perdão de humildade, resiliência. O perdão não é somente para quem pede ou para quem recebe, mas acaba se tornando um sentimento mútuo, uma limpeza de sentimentos em simultâneo. Você faz as pazes pazes com seu coração, livra-se de tudo que te pesa e a vida ficará mais leve e bonita. Não carregue rancores, carregue momentos bons, sorrisos e pessoas que valem a pena serem levadas.

3. Saiba esperar

Para muitos é difícil pedir isso, mas no mundo em que vivemos com o excesso de informações, falta de atenção, falta de reflexão sobre a vida – sim, é preciso ter paciência, pensar em todas as possibilidades que uma simples atitude pode desencadear e saber esperar o tempo certo das coisas.

Tudo tem seu tempo e não adianta querer mudar o curso das coisas. Ou ela não acontecerá ou pode acontecer de forma ruim, desencadeando sentimentos e energias ruins para a situação e pessoas envolvidas.

Já deve ter acontecido com você em algum momento que você fez um bolo que tanto queria e de repente ele murchou, solou, ficou duro e borrachudo. Ruim né? É assim que acontece quando tentamos precipitar algumas coisas em nossa vida. Às vezes pode até dar certo, mas conte (também) com a possibilidade de dar errado.

4. Confie em suas escolhas

Eu sempre acreditei que nossas escolhas são mágicas, que o destino existe e que está bem ali, já escrito só que impossível de ser alcançado. Como seria bom se pudéssemos dar uma olhadinha rápida pra saber o que aconteceria conosco daqui a alguns anos, né?

Eu acredito que quando você acredita em suas escolhas, convencer alguém sobre o seu ponto de vista fica muito mais fácil. Além disso, precisamos deixar de acreditar em coisas que não somarão, parar de perder tempo com coisas que sugam as nossas energias e parar de acreditar que as pessoas irão viver o seu sonho na mesma intensidade que você mesma.

O meu conselho é: viva tudo que é preciso viver e confie em suas escolhas, mas antes de sair mudando o mundo com todo esse sentimento, reflita como essas escolhas podem afetar outras pessoas, ok?

5. Nunca é tarde demais

Esqueça essa ideia de que é tarde demais para corrigir algo. Só acho que é tarde demais para quem já morreu, infelizmente. Enquanto houver vida, vai lá e corrija. Peça perdão, perdoe, diga o que tem que ser dito. Limpe sua alma. Suas escolhas, suas consequências. Não passe o resto da vida arrependido pensando em como seria se você não tivesse feito uma escolha errada. Mude enquanto é tempo e sempre que der, volte a dica de número 1.

Gostou das dicas? Conhece alguma outra dica? Compartilha com mais pessoas através dos comentários!