Receita Naked Cake de Café

Receita Naked Cake de Café

Desde pequena sou reconhecida na família por meus bolos e receitas adaptadas. Hoje eu vim compartilhar uma receita muito especial que preparei para o aniversário de Jordan, meu noivo. Para a massa, eu escolhi uma mistura comum para bolo de chocolate e alguns ingredientes especiais para dar um sabor diferente ao nosso Naked Cake de café.

O modo de preparo é igual a qualquer bolo, sem nenhum segredo. A única diferença é que, desta vez, pelo motivo de estar sem batedeira aqui em casa, eu usei o meu liquidificador para misturar todos os ingredientes do bolo.

Ingredientes

Para fazer a massa do Naked Cake de café, você vai precisar de:

  • 2 pacotes de mistura de bolo
  • 6 ovos médios ou grandes
  • 500ml de leite integral líquido
  • 100g (4 colheres de sopa) de margarina
  • 300ml de café expresso bem concentrado
  • 10g (2 colher de chá) de fermento para bolo
  • 50g (2 colher de chá) de bicarbonato de sódio
  • 50g (2 colher de sopa) de cacau em pó
  • 150g (6 colheres de sopa) de farinha de trigo tradicional (sem fermento)

Modo de preparo

Para misturar, como usei um liquidificador, eu coloquei todos os ingredientes líquidos e pastosos primeiro e depois adicionei os ingredientes em pó, como a mistura para bolo, farinha de trigo, fermento, bicarbonato de sódio e o cacau. Bati por cerca de 3 minutos em potência máxima e está pronto.

Para assar, escolhi uma assadeira com 28 cm de diâmetro e 6 cm altura, untada com manteiga e farinha de trigo, que também pode ser substituída por cacau em pó. A massa para esse bolo fica pronta em torno de uns 35 a 40 minutos com forno à 180º ou até fazer o teste do palitinho e ele sair limpinho.

Detalhe muito importante: prepare uma massa de cada vez, basta dividir todos os ingredientes por dois e está tudo certo! 😉

Recheio: Beijinho com Canela

No recheio, eu optei por uma mistura de leite condensado, creme de leite, coco natural ralado e canela à gosto. Misturei todos os ingredientes na panela e acrescente uma colher de chá de margarina (pode trocar por manteiga), à fogo baixo (ou médio de for muito agoniada como eu) mexendo sem parar até chegar ao ponto de brigadeiro. Quando ficar com a textura de brigadeiro, desligue o fogo e deixe esfriar naturalmente.

Quando tiver completamente frio, pode pôr no congelador para endurecer um pouco. Enquanto isso, use uma lata de leite condensado para regar o bolo ainda quente.

Cobertura: Chocolate Amargo

Essa etapa é muito fácil. Basta derreter 3 barras de chocolate meio amargo no microondas, pausando a cada minuto para não queimar o chocolate. Após derreter todo o chocolate, misture-o com 200g ou 1 caixa de creme de leite sem soro. Misture bem para não ficar com nenhuma bolinha de chocolate. Pronto, pode jogar por cima do seu bolo.

Se fizerem a receita do Naked Cake de café depois me conta como ficou, ok? Beijos e espero que goste! 🙂